Epidemiologia é para os curiosos

25 maio 2021

Daqui 7 dias eu defendo minha dissertação do mestrado e ontem me lembrei de que, quando comecei a pós graduação, me perguntaram por que eu tinha escolhido a especialização de Epidemiologia Ambiental. Na minha turma de mestrado eu era a ÚNICA aluna dessa área.

Na época eu respondi que era porque eu gostava, óbvio. Além de já ser a área na qual eu trabalhava desde 2015, então juntei o útil ao agradável. Mas parando para refletir melhor nesse assunto percebi que, apesar de ser bem complexa, a epidemiologia é em sua essência a especialização que define tudo que me trouxe até aqui: a curiosidade.

A definição de epidemiologia é: o estudo das doenças. Porque elas ocorrem. Quais os fatores que influenciam, ou podem ter influenciado, para que alguém desenvolva determinada doença. Logo, a epidemiologia é a especialização dos curiosos, aqueles que vivem perguntando o porquê de tudo. E eu, desde de criança, sempre fui curiosa e para mim “porque sim” e “porque não” nunca colou.

Um dos motivos para escolher a biologia como formação foi justamente querer entender melhor os processos da vida. Não é à toa que escolhi Upside Down, do Jack Johnson, como a música para tocar enquanto eu pegava o diploma de formatura do ensino médio, já que ela fala sobre curiosidade e descobrir coisas impossíveis. Eu só não sabia, na época, que isso também seria o encaixe perfeito para minha formação no mestrado, 8 anos depois.

Em plena época de pandemia eu vejo ainda mais a importância e o valor da minha formação, pois é a epidemiologia que estuda e descobre como as doenças ocorrem e funcionam, e então mostra o caminho a ser seguido para lidar com elas.

Viva a curiosidade! 
Viva a epidemiologia!
E rumo a estudar coisas novas e descobrir o impossível!

“Não há limites para a curiosidade
Eu quero virar a coisa toda de cabeça para baixo
Eu vou encontrar as coisas que eles dizem que não podem ser encontradas”
Upside Down – Jack Johnson

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Almost the Moon, 2013 - 2017 ©. Desenvolvido por Michelly Melo.