Turistando #5: Nordeste

26 abril 2022

Por anos meus pais falavam de ir visitar meus tios que moram em Recife, e depois de muitas promessas a viagem finalmente saiu, e ainda foi de carro! 5 pessoas, um carro 1.0, mais de 2 mil kilômetros e 3 dias de viagem, para ir e para voltar, mas vencemos e chegamos de Petrópolis a Recife. Uma aventura e tanto, com muita experiência e história pra contar.


Meus tios foram guias turísticos incríveis, e a gente por conta própria também se aventurou bastante, então conhecemos bastante lugares: Recife/PE, Olinda/PE, Porto de Galinhas/PE, Praia dos Carneiros/PE, Tibau do Sul/RN, Praia de Coqueitinho/PB, sem citar os locais onde fizemos nossas paradas para dormir e comer. Ao todo cruzamos 8 estados.


O melhor caminho, pra quem parte do Rio é a BR-101, cuja a estrada está passando por obras e melhorias, mas mesmo assim faz a viagem render bem pela qualidade em que se encontra. O Nordeste é simplesmente lindo, e a vontade de voltar já está instalada desde o dia 23 de janeiro quando saímos de Recife rumo a Petrópolis.



Um passeio que vale super a pena é conhecer Porto de Galinhas e as piscinas naturais. O momento ideal para conhecer as piscinas é durante a maré baixa, então é bom ficar atento em qual será o horário ideal, já que a maré baixa entre a parte da manhã e a parte da tarde a cada semana. Fomos conhecer as piscinas pelo passeio de jangada, que saiu por 40 reais por pessoa, mas pra quem quiser economizar também tem como ir a pé, mas precisa chegar cedo pra se cadastrar, pois é limitado a 200 pessoas.


Outro lugar que valeu muito a pena conhecer foi Tibau do Sul/RN, onde ficam praias bem conhecidas e faladas, como a Praia de Pipa. Mas o encanto dessa vez foi pela Praia dos Golfinhos, que tem o acesso pela areia, a partir da Praia de Pipa ou da Praia do Madeiro, e é simplesmente paradisíaca! A praia tem esse nomeporque é possível avistar golfinhos se fizer o passeio de caiaque (e aqui ficou um motivo pra voltar!).


Além da Praia dos Golfinhos também fomos conhecer a Praia do Amor, que é bem propícia pra quem curte surfar, pois as ondas são bem fortes.


Em várias cidades que fomos do Nordeste encontramos essas plaquinhas diferenciadas, com mensagens otimistas, engraçadas ou até chamadas de atenção sobre questões importantes como lixo na praia. Gostei muito do trabalho do Rafa Santos, e na próxima ida a Pipa vou trazer algo pra mim de recordação!

Também conhecemos um pedaço da Paraíba, ao passar um dia na Praia de Coqueirinho, que é simplesmente linda demais, e assistir o pôr do sol na Praia do Jacaré, ao som de um saxofonista, porque aquele pôr do sol é realmente espetáculo que merece tal acompanhamento!


Por último, mas não menos importante, também foi incrível conhecer Olinda, com sua vista panorâmica da cidade de Recife, sua feirinha de artesanatos e uma arquiterua histórica que deu vontade de sair fotografando tudo quanto é prédio que eu via pela frente haha.


Por fim, outra coisa que eu morro de saudade diariamente do Nordeste é da culinária, e do tanto de comida gostosa que eu experimentei por lá.





Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Almost the Moon, 2013 - 2017 ©. Desenvolvido por Michelly Melo.